Blog

Novidades da Estética

Saiba tudo sobre os bioestimuladores de colágeno

No canto esquerdo da imagem está uma mulher branca de olhos azuis, com cabelos castanhos, presos em um coque. Ela está sorrindo e apoia sua cabeça para a direita da imagem sob as suas mãos. O fundo da imagem é branco.

O colágeno é a proteína responsável pela firmeza e tônus da pele, sendo essencial para uma aparência mais jovem. A má notícia é que, com o envelhecimento, passamos a produzir cada vez menos essa substância, e a pele fica suscetível ao surgimento de rugas, flacidez e à perda de volume facial. Felizmente, hoje já existe uma alternativa capaz de minimizar esses efeitos de forma efetiva: os bioestimuladores de colágeno. Saiba mais.

O que são os bioestimuladores de colágeno?

O colágeno é uma proteína que o corpo humano produz naturalmente, e é a responsável por manter a sustentação e a vitalidade da pele. Ao longo dos anos e do processo de envelhecimento, essa substância passa a ser produzida em menor escala, o que atinge diretamente as fibras de elastina na pele.

Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno pelo organismo. Assim que aplicados, geram uma ação inflamatória controlada, que ativa os fibroblastos e aumenta a produção de colágeno. Esse processo beneficia o aspecto do tecido dérmico, tornando-o mais firme e viçoso.

O que causa a perda de colágeno?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a partir dos 25 anos, inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina no organismo. E esse processo acontece de forma gradativa a cada ano.

Mas apesar de ser um processo natural, existem alguns hábitos que podem fazer com que a produção de colágeno pelo organismo caia de forma mais acelerada. Entre eles, o consumo de cigarros, a exposição prolongada ao sol, o estresse e a ingestão de bebidas alcoólicas.

As consequências dessa perda podem ser percebidas diretamente na pele, que se torna mais suscetível ao aparecimento de rugas, linhas de expressão, sulcos e flacidez. Nesse momento, devido ao incômodo estético, muitas pessoas passam a buscar na estética alternativas capazes de frear e minimizar esses efeitos, entre elas, os bioestimuladores.

Tipos de bioestimuladores de colágeno

Atualmente, existem diversos tipos de substâncias no mercado, com efeitos e indicações específicas para cada caso. Conheça a seguir os três bioestimuladores mais utilizados: Sculptra®️; Radiesse®️ e Ellansé®️.

Sculptra®️

O Sculptra®️ ou ácido polilático, é um bioestimulador de colágeno que melhora os contornos da pele, e diminui a aparência de vincos e rugas. Essa substância pode ser utilizada no rosto, em especial, nas regiões de pouca mobilidade, como as têmporas. Após sua aplicação, é possível perceber mais sustentação na pele e um aspecto mais jovial.

Além disso, esse bioestimulador ainda pode ser aplicado para tratar a flacidez no corpo e para melhorar a aparência de celulites. Com o Sculptra®️ é possível potencializar o resultado de protocolos como lasers e ultrassom microfocado.

Radiesse®️

O Radiesse®️ ou hidroxiapatita de cálcio, é uma substância que naturalmente estimula a produção de colágeno e recupera a elasticidade e firmeza da pele. Com ele, é possível tratar rugas e linhas de expressão no rosto, diminuir a flacidez, recuperar o aspecto jovem das mãos, além de melhorar a aparência da pele em regiões, como pescoço, colo, braços e joelhos.

Vale lembrar que, tanto o Radiesse®️ quanto o Sculptra®️ não possuem um grande efeito preenchedor, mas podem proporcionar um leve volume quando injetados, gerando resultados mais naturais. Em geral, essas duas opções são indicadas para pessoas que já tenham mais volume ou que não queiram volumizar tanto a região de aplicação.

Ellansé®️

O bioestimulador de colágeno Ellansé®  (policaprolactona) é indicado especialmente para as peles mais maduras com perda de volume ou que passaram por processos de emagrecimento muito rápido. Isso porque ele possui uma ação volumizadora muito maior do que o Radiesse®️ e o Sculptra®️, recuperando de maneira eficaz o volume perdido em diversas regiões da face.

Além disso, o Ellansé®️ pode ser utilizado para aplicações ósseas, criando pontos de sustentação. Com ele, a pele fica mais firme, viçosa, com aparência mais jovial e saudável, graças ao seu efeito preenchedor e à estimulação de colágeno.

Quer saber mais sobre o assunto? No vídeo abaixo, a Dra Gianna esclarece as principais dúvidas sobre os bioestimuladores de colágeno. Clique e confira!  Sculptra®, Radiesse® e Ellansé®

logomarca Clínica Dra. Gianna Zaffari Frey

Os principais procedimentos e novidades do universo da beleza são temas mensais de nossos artigos, visando informar, entreter e explicar as mais variadas dúvidas e técnicas estéticas.

Acompanhe nosso conteúdo exclusivo e fique à vontade para nos contar um pouco mais sobre os seus objetivos, assim como suas curiosidades! ?

Assine a Newsletter

Protocolos estéticos personalizados para você!

Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Topo