Blog

Novidades da Estética

O que não te contaram sobre bioestimuladores de colágeno

Mulher branca de cabelos escuros e presos, repousando a palma da mão direita sobre a lateral do rosto. É possível visualizá-la da região dos ombros para cima. O fundo da imagem é cinza.

Sculptra®, Ellansé®, Radiesse®, Elleva® e Fios de PDO. Reconheceu algum destes nomes? Então prepare-se, pois neste artigo, você vai descobrir o que ninguém te conta sobre os principais bioestimuladores de colágeno. Conheça as principais características, indicações e diferenças entre eles!

Sculptra® e Elleva (Ácido Polilático)

Bastante utilizado para estímulo de colágeno facial e corporal, permite, com o passar do tempo, uma leve reposição de volume na região de aplicação ocasionada pelo aumento da densidade e tensão da pele. Hoje as principais marcas dessa substância são o Sculptra® e o Elleva®.

Em geral, têm durabilidade de 24 a 25 meses, no entanto, é recomendado que sejam feitas manutenções pelo menos 1 vez ao ano, pois, assim você mantém o estímulo. A quantidade a ser aplicada varia de um paciente a outro, sendo necessária uma avaliação médica para identificar a necessidade individual de material..

Radiesse® (Hidroxiapatita de Cálcio)

Também funciona como um excelente estimulador de colágeno, bastante utilizado para face e corpo. Pode ser utilizado para definir os ângulos do rosto, já que pode possuir uma ação volumizadora um pouco maior que o ácido polilático.

Normalmente, dura entre 18 a 24 meses no organismo, porém, geralmente devem ser feitas sessões de manutenção anuais para estimular o colágeno.

Ellansé (Policaprolactona)

Este é um preenchedor com ação bioestimuladora de colágeno. Ao contrário da Hidroxiapatita de Cálcio e do Ácido Polilático, que não são preenchedores, a Policaprolactona atribui maior volume à região aplicada e também estimula a produção de colágeno.

O Ellansé® pode ser de 4 tipos (com 1, 2, 3 ou 4 anos de durabilidade). No Brasil, costuma-se utilizar os de 2 e 3 anos de durabilidade. No entanto, é necessário lembrar que, após aplicada na pele, a substância já começa a ser degradada, assim como os outros bioestimuladores. Portanto, o paciente deve realizar tratamentos para estimular colágeno com frequência anual geralmente.

Bioestimuladores de colágeno: qual a quantidade certa?

A quantidade de bioestimulador a ser aplicada na face, depende de uma avaliação médica. Para isso, são consideradas características como: idade, quantidade de perda de colágeno percebida na pele, área da aplicação, objetivos do paciente, genética, entre outros. Tratamentos corporais costumam demandar maior quantidade da substância que tratamentos faciais, e também necessitam de avaliação prévia.

É possível estimular o colágeno sem ganhar volume no rosto?


Sim. O ganho de volume pode ser minimizado na face, desde que a aplicação seja realizada em pontos estratégicos, como por exemplo: região lateral do rosto, têmporas, dentro do couro cabeludo, e em áreas responsáveis pela sustentação da face.

Além disso, também há a possibilidade de recorrer a dois outros tipos de tratamento: o Ultraformer 3 (ultrassom microfocado) ou a combinação do bioestimulador de colágeno com o Ultraformer.

Ultraformer  3

O Ultraformer é uma tecnologia de ultrassom microfocado, que estimula o colágeno desde o músculo, atingindo regiões onde o bioestimulador não chega, além de agir sobre a parte mais superficial da face. Seu efeito não gera volume e, inclusive, permite afinar o rosto.

Por isso, o Ultraformer é indicado principalmente para pacientes que possuam o rosto mais “cheinho” e aqueles que buscam um efeito de afinamento. Entenda mais sobre o ultraformer clicando aqui.

Como tratar a flacidez da região da pálpebra e ao redor dos lábios?

Considerando-se que os bioestimuladores injetáveis não podem ser aplicados sobre as pálpebras, nem na região ao redor dos lábios, é necessário recorrer a outro tratamento para estímulo de colágeno nestas áreas, como os Fios de PDO (fios de Polidioxanona) ou também o Ultraformer.

A técnica, realizada com fios compostos de um material sintético, absorvível pelo organismo, é bastante segura e também é indicada para tratar os danos causados na pele pelo tempo, como flacidez e rugas finas.

Embaixo da pele, os fios duram em torno de 8 a 10 meses, porém, o colágeno que eles produzem pode durar mais. Em todo caso, é recomendado que sejam feitos tratamentos anuais para estimular a substância.

Como escolher o tratamento ideal para a sua pele?


Para escolher o melhor procedimento para a sua pele, é recomendável buscar a orientação de um especialista com experiência na área. A Dra. Gianna Zaffari Frey possui expertise na realização de tratamentos estéticos faciais, corporais, capilares e laserterapia, de forma totalmente personalizada às características e necessidades do paciente, auxiliando na melhora do seu bem-estar e autoestima.

Fale com a nossa equipe  e agende sua consulta!

logomarca Clínica Dra. Gianna Zaffari Frey

Os principais procedimentos e novidades do universo da beleza são temas mensais de nossos artigos, para informar, entreter e explicar as mais variadas dúvidas e técnicas da área estética.

Acompanhe nosso conteúdo exclusivo e fique à vontade para nos contar um pouco mais sobre os seus objetivos e curiosidades!

Assine a Newsletter

Protocolos estéticos personalizados para você!

Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!
dra gianna zaffari frey