A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento utilizado para corrigir o excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e/ou inferiores. Em geral, ela altera a aparência das pálpebras por finalidades estéticas, para valorizar e rejuvenescer o olhar; ou por finalidades funcionais, como para recuperar o campo de visão prejudicado pelo excesso de pele.
Com o passar dos anos e o processo de envelhecimento, muitas vezes as pálpebras podem ficar com aspecto caído, devido ao enfraquecimento dos músculos que a sustentam e o excesso de pele que vai se formando. Esse quadro pode ainda apresentar excesso de gordura na região acima ou abaixo das pálpebras, alterando seu aspecto normal.
Na blefaroplastia superior, o excesso de pele acima dos olhos – que pode inclusive prejudicar a visão – é retirado, através de uma pequena incisão. O procedimento tende a durar entre 45 minutos e 2 horas, dependendo das especificidades de cada caso. E a cicatriz resultante é quase imperceptível, pois fica escondida na dobra da pálpebra.
A blefaroplastia superior é indicada para pessoas com excesso de pele nas pálpebras superiores; pessoas que sofrem com questões estéticas; e aquelas que estão com o campo visual prejudicado, devido à presença de pele em excesso na região.
Isso porque, além dos aspectos que podem deixar o rosto com aspecto envelhecido ou até mesmo assimétrico, a flacidez nas pálpebras superiores pode reduzir a visão periférica e prejudicar os campos de visão de um ou de ambos os olhos; impedir que o paciente abra totalmente os olhos; ou prejudicar o uso de óculos ou de lentes de contato. E a remoção do excesso de tecido e flacidez acima dos olhos pode resolver.
Há ainda casos em que a blefaroplastia é indicada para corrigir a pálpebra caída em decorrência de outros tipos de cirurgias nos olhos, bem como de acidente vascular cerebral ou trauma físico.
Os benefícios da blefaroplastia incluem o aumento do campo visual, diminuição do movimento excessivo da musculatura frontal e aparência descansada e rejuvenescida. Além disso, quando realizada por profissionais de confiança e com experiência no assunto, a cirurgia pode ser realizada com anestesia apenas no local, o que permite que o paciente volte para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação.
Com a cirurgia, também é possível posicionar as pálpebras corretamente, o que ajuda a eliminar rugas e deixar o olhar com aspecto mais descansado, driblando o semblante envelhecido.
Na cirurgia de blefaroplastia podem ser removidos excessos de pele, gordura ou de músculo na região das pálpebras; ou ainda, pode ser feita a reconstrução do músculo no caso de pálpebras caídas. Contudo, a recuperação é relativamente simples.
Nos primeiros dias, é recomendado que o paciente não levante peso, não se exponha ao sol e não use maquiagem na área tratada. Além disso, é indicado fazer compressas de água fria na região, e demais cuidados específicos para cada caso, conforme orientação médica.
Não é possível estipular um valor fixo para a blefaroplastia superior, visto que as características individuais de cada caso interferem diretamente no orçamento final do procedimento. Por isso, a indicação é de que o paciente agende uma avaliação com o médico responsável para que ele possa analisar o problema e então definir o valor mais adequado, com base nas suas necessidades.
A Clínica Dra Gianna está à disposição para atender você, com máxima segurança e eficiência nos resultados. Entre em contato pelo fone (51) 3066-3033 ou (51) 99536-6568 e saiba mais.
Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.
Copyright © 2024. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.