A insegurança em relação ao corpo é algo recorrente para muitas pessoas. E para as mulheres, esse sentimento também pode existir em relação à sua região íntima. Isso pode acontecer devido à hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, que podem, além de causar desconforto estético, provocar dor na hora da relação sexual ou dificuldades com a higiene da região.
Uma das técnicas indicadas para tratar a região íntima é a ninfoplastia. Saiba mais!
A ninfoplastia é o nome do procedimento cirúrgico realizado na região íntima feminina, com objetivo de reduzir ou corrigir a hipertrofia ou assimetria dos pequenos lábios (lábios internos).
É considerada uma cirurgia estética que visa corrigir a aparência, retirando o excesso de pele que se desenvolveu na região, além de promover o bem-estar funcional da mulher.
De modo geral, o crescimento dos pequenos lábios se dá na puberdade e pode apresentar uma hipertrofia que vai se agravando ao longo da vida, fazendo com que eles tenham um tamanho desproporcional ao restante da vulva – parte externa da genitália feminina – ficando maiores que os grandes lábios.
Além da correção estética, a ninfoplastia pode promover o bem-estar funcional da mulher, pois os lábios maiores ou assimétricos podem causar dor e desconforto à mulher durante a relação sexual ou ao usar roupas mais apertadas.
A ninfoplastia também pode ser utilizada para reduzir o tamanho do prepúcio do clitóris – pele que recobre o clitóris – tornando a aparência da vulva mais anatômica e natural.
Outro benefício do procedimento é clarear a cor da pele na região, pois devido à passagem do tempo, ela pode ficar mais escura.
Outras indicações à cirurgia:
O procedimento cirúrgico é realizado em ambulatório com anestesia local com ou sem sedação com óxido nitroso.
As duas técnicas mais recomendadas para realizar o procedimento são: laser ou cirurgia de alta frequência.
Em ambos os casos, é feito o corte na região dos pequenos lábios, em seguida, suas bordas são costuradas de forma que as cicatrizes fiquem imperceptíveis.
A cirurgia pode durar de 30 a 90 minutos e a paciente pode receber alta em até 1 hora após o procedimento, indo para casa no mesmo dia, já que essa é uma cirurgia de pequeno porte.
De modo geral, o procedimento possui uma recuperação tranquila, mas recomenda-se repouso por 7 dias subsequentes a cirurgia.
O retorno às atividades de rotina, como trabalho, pode ser realizado depois de 7 a 15 dias, sob autorização médica.
Já para atividades físicas, é recomendado um intervalo de 30 dias depois da operação. Para atividades sexuais, a indicação é de 45 dias.
O uso de medicamentos deve ser feito sob prescrição médica.
A ninfoplastia é um procedimento de baixo risco, mas podem ocorrer algumas situações como:
Não é possível estipular um valor à ninfoplastia, pois depende das necessidades e especialidades de cada paciente, de acordo com norma estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina.
A indicação é que o paciente agende uma avaliação com o médico responsável. Dessa forma, ele poderá analisar o problema e então, definir o valor adequado, com base em suas necessidades.
A Clínica Dra. Gianna está à disposição para atender você, com máxima segurança e eficiência nos resultados.
Entre em contato pelo fone (51) 3066-3033 ou (51) 99536-6568 e saiba mais.
Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.
Copyright © 2025. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.