Blog

Novidades da Estética

Principais tratamentos para pescoço e papada

No centro da imagem é possível visualizar uma mulher branca de perfil. Ela tem cabelos escuros presos em um coque. Com uma das mãos ela toca seu pescoço.

Existem algumas regiões do corpo que geralmente passam despercebidas na hora dos cuidados com a pele, uma delas é o pescoço. Ele possui uma pele mais delicada e suscetível aos danos causados pelo envelhecimento, e, portanto, também merece atenção. Hoje, vamos apresentar as quatro principais queixas dos pacientes com relação ao pescoço, e um compilado com os melhores tratamentos para a região. Confira!

4 principais problemas estéticos no pescoço

A pele do pescoço costuma ser tão exposta e sensível quanto a do rosto, por essa razão, também precisa de cuidados estéticos regulares. E quando não utilizamos protetores solares, cremes e outros tratamentos preventivos, é normal que a região apresente alguns problemas.

De acordo com a Dra. Gianna, hoje os pacientes possuem quatro queixas principais com relação ao pescoço: manchas solares; flacidez; papada e rugas. Saiba mais:

1. Manchas no pescoço

A proteção solar é primordial em todo o corpo, mas nas áreas mais expostas esse cuidado precisa ser redobrado. Além de aplicar filtros com alto FPS (Fator de Proteção Solar) no rosto, é importante que essa atenção se estenda também ao pescoço.

Quando isso não acontece da maneira correta é que costumam surgir a maior parte das alterações de pigmentação dessa região, além de prejuízo à qualidade dessa pele. Os danos solares têm efeitos cumulativos e podem causar uma alteração na pele chamada de poiquilodermia, que é uma combinação de atrofia da pele, aparecimento de vasos (aspecto avermelhado) e manchas na região do pescoço e colo, geralmente poupando a área da papada.

Quais são os tratamentos para as manchas e a textura da pele do pescoço?

O tratamento para essas manchas irá ocorrer somente após uma avaliação médica. Isso porque, o profissional irá analisar o aspecto inicial da pele, quantidade e tipo de manchas, para então, indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Em geral, existem três alternativas mais comuns para minimizar esses problemas: laser de DualDeep , luz pulsada e peelings. Saiba mais sobre cada um abaixo:

Laser DualDeep

O DualDeep é um laser de Co2 fracionado que provoca uma queimadura controlada com efeito de peeling e consequente melhora do aspecto envelhecido e da textura da pele. Ele também estimula a produção de colágeno e melhora de manchas.

Luz pulsada

A luz pulsada é um tratamento com emissão de luz, que age pela distribuição de energia nas regiões aplicadas. Sua tecnologia pode atingir diversas camadas da pele, e assim clarear manchas, diminuir a vermelhidão (vasos) e estimular colágeno.

Além de tratar as manchas solares, a luz pulsada também é indicada para amenizar a aparência de sardas, manchas senis, entre outras.

Peeling químico

O peeling é um procedimento capaz de renovar a pele através da aplicação de produtos químicos que eliminam as células mortas e renovam a pele. Esse processo pode ocorrer de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a necessidade de cada paciente. Após o tratamento, a pele apresenta aspecto mais jovial e as manchas são amenizadas.

2. Flacidez no pescoço

A segunda queixa mais frequente entre os pacientes é a flacidez no pescoço, que pode ocorrer por diversos motivos, sendo os principais: a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção, o envelhecimento e a perda de colágeno. E quando a pele dessa região fica flácida, a aparência acaba perdendo sua jovialidade e harmonia, causando desconforto em muitas pessoas.

Quais são os tratamentos para a flacidez no pescoço?

Os tratamentos para a flacidez no pescoço irão variar de acordo com a causa desse problema. A maior parte deles, no entanto, é realizada a fim de repor o colágeno e gerar a sustentação do local. Os principais tratamentos são ultraformer 3, bioestimuladores, fios de PDO de tração ou sustentação. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno pelo organismo. Quando injetados abaixo da pele, geram uma ação inflamatória, ativando os fibroblastos e aumentando a produção das fibras de colágeno na região. Assim, o pescoço perde o aspecto flácido e obtém mais sustentação, firmeza e aspecto jovem.

Fios de PDO de sustentação

Os fios de PDO quando inseridos sob a pele geram sustentação e minimizam o aspecto flácido do pescoço. Esse procedimento também pode ser utilizado para evitar que a pele “caia” devido ao envelhecimento, prolongando o aspecto jovial.

Fios de tração

Os fios de tração podem ser utilizados, em alguns casos, como forma de amenizar a flacidez da região central do pescoço, já que eles além de estimularem colágeno fazem uma tração da pele e um efeito de lifting. Com esse procedimento é possível melhorar o contorno entre a papada e o pescoço, diminuindo o aspecto caído da região.

3. Papada e gordura no pescoço

A terceira queixa mais comum é a papada, que pode ser resultado de diversos fatores, como o envelhecimento, a perda de colágeno, características genéticas e o excesso de peso.

Hoje, a principal causa apontada para o surgimento da papada é o acúmulo de gordura na região entre o rosto e o pescoço, que faz com que a face perca seus contornos naturais, gerando incômodo em muitos pacientes. A boa notícia é que ela tem solução!

Quais são os tratamentos para a papada e gordura no pescoço?

Os tratamentos para o acúmulo de tecido adiposo na região do pescoço têm como finalidade a eliminação das células de gordura. Dessa forma, a papada diminui e o rosto apresenta um aspecto mais fino. Entre as principais indicações estão o Ultraformer III e a aplicação de enzimas. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

Ultraformer III

O Ultraformer é um equipamento utilizado para tratar a flacidez e a gordura localizada. Além de eliminar o tecido adiposo, essa tecnologia tem o poder de estimular a produção de colágeno na pele. Assim, o pescoço passa por um processo semelhante ao lifting, reduzindo de forma efetiva a papada e garantindo de volta o contorno e definição da região.

Enzimas

As enzimas são utilizadas principalmente para a realização da famosa “lipo de papada”. Nesse procedimento as enzimas são injetadas no pescoço através de microagulhas. Essas substâncias realizam então a quebra da gordura, diminuindo o volume na região e garantindo um aspecto mais definido e harmônico à face.

4. Rugas tech neck

Tech neck é o termo utilizado para se referir ao movimento realizado com o pescoço para olhar dispositivos eletrônicos, em especial os smartphones. Dessa forma, o local acaba ficando dobrado por longos períodos do dia, acelerando o processo de formação de linhas horizontais nessa região.

Isso porque, o hábito de inclinar frequentemente a cabeça para baixo para olhar o celular gera, inicialmente, linhas finas que se acentuam com o passar do tempo, e formam então as chamadas “rugas tech neck”.

Quais são os tratamentos para as rugas tech neck?

Quanto antes as rugas tech neck forem tratadas, melhores serão os resultados obtidos. Entre os tratamentos mais utilizados na atualidade para esses casos, estão o preenchimento e os tratamentos para flacidez. Saiba mais sobre eles abaixo:

Preenchimento

Assim como as rugas em outras regiões do corpo, os vincos no pescoço podem ser atenuados com a utilização de preenchedores. Diversas substâncias podem ser utilizadas para esse procedimento, dependendo do nível do problema e características do paciente. Assim, a única forma de saber qual o melhor método para o seu caso, é através da avaliação com um especialista. 

Tratamentos para flacidez

A pele do pescoço é muito suscetível ao surgimento de rugas e linhas devido às suas características naturais. O tecido dérmico da região é muito fino, não possui grandes quantidades de glândulas sebáceas e não retém facilmente a hidratação.

Por isso, devemos sempre ter protocolos para tratamento dessa região, para melhora das linhas e prevenção do seu agravamento. Os principais procedimento utilizados para melhora dessas linhas são: preenchimento com ácido hialurônico, skinbooster e bioestimuladores de colágeno.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o vídeo: Tratamentos para o pescoço e papada | Dra. Gianna Zaffari Frey

logomarca Clínica Dra. Gianna Zaffari Frey

Os principais procedimentos e novidades do universo da beleza são temas mensais de nossos artigos, visando informar, entreter e explicar as mais variadas dúvidas e técnicas estéticas.

Acompanhe nosso conteúdo exclusivo e fique à vontade para nos contar um pouco mais sobre os seus objetivos, assim como suas curiosidades! ?

Assine a Newsletter

Protocolos estéticos personalizados para você!

Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Topo