Blog

Novidades da Estética

Fios de PDO e Silhouette: o que são e para que servem?

Foto de uma mulher branca, jovem e com cabelo levemente avermelhado. Seu rosto recebe uma série de marcas, deixando subentendido que será feito algum procedimento estético. Segurando a caneta que faz as marcações, podemos ver uma mão com uma luva cirúrgica azul. O fundo da imagem é branco.

Atualmente, são muitas as opções para quem quer corrigir alguma insatisfação no rosto, mas não quer recorrer às cirurgias plásticas. Entre os aparelhos de última geração e as substâncias injetáveis, uma opção tem se destacado: os fios.

Apesar de serem relativamente comuns e terem vários fãs pelo mundo da estética, eles ainda geram uma série de perguntas. Afinal, o que são? Como funcionam? Onde podem ser aplicados? A aplicação é dolorida? Essas são algumas das questões que vamos responder neste artigo! Então, se você também compartilha dessas dúvidas, confira nosso texto até o final.

O que são os fios e quais os seus tipos?

Os fios são instrumentos muito utilizados nos procedimentos de harmonização facial. Eles podem ser lisos ou com garras e outros com cones – dependendo de sua finalidade – e tem como objetivos fazer a sustentação, lifting facial e/ou estimulação de colágeno.

Entre os principais tipos de fios, destacam-se os de polidioxanona (PDO) e os de ácido polilático, mais conhecidos como fios Silhouette. Apesar de ambos fazerem o estímulo para que o corpo produza mais colágeno, eles possuem diferenças entre si. Confira a seguir:

Fios de PDO

Os fios de PDO são compostos de polidioxanona e são divididos principalmente em dois tipos: os espiculados e os lisos. Os espiculados, conforme o nome já diz, possuem espículas (garras) bidivergentes que promovem a tração e o efeito lifting. Além disso, eles estimulam o organismo a produzir colágeno.

Já os fios lisos promovem a sustentação, por meio de uma trama onde podem ser passados dezenas de fios. Eles estimulam o colágeno e melhoram a tensão da área, funcionando como uma espécie de malha embaixo da pele. De forma geral, têm duração de 6 a 8 meses até serem absorvidos pelo organismo. No entanto, devido ao colágeno gerado, seus efeitos se mantêm por cerca de dois anos.

Fios Silhouette

Os fios Silhouette são feitos de ácido polilatico. São utilizados para tração, fazendo isso por meio de seus cones que proporcionam a elevação do rosto, resultando no efeito lifting imediato.

Além disso, assim como os fios PDO, eles estimulam produção de colágeno no local onde ele é passado. Geralmente, esses fios são absorvidos pelo organismo dentro de um período de aproximadamente 24 meses.

Em quais regiões os fios podem ser aplicados?

Os fios podem ser aplicados em várias áreas. As principais delas são: canto externo das sobrancelhas, para causar a elevação da região; ao redor dos olhos, para estímulo de colágeno; na lateral da face, com a finalidade de fazer a tração e/ou estímulo de colágeno; em cima dos lábios, para reduzir os famosos “códigos de barra”; no pescoço, para amenizar a flacidez e/ou tratar a papada. Além disso, podem ser aplicados no corpo para estimular a produção do colágeno.

Como é a aplicação e o pós-procedimento:

De forma geral, a aplicação dos fios de sustentação costuma ser indolor, uma vez que é utilizada anestesia local. Ela é feita no próprio consultório do médico, onde são utilizadas agulhas ou microcânulas com a finalidade de introduzir os fios embaixo da pele.

No pós-procedimento, quando utilizados os fios de tração, são colocados curativos por 48 horas. Já no caso dos fios lisos de PDO, não existe essa necessidade.

Qual o preço da aplicação dos fios?

Como vimos, os fios são versáteis e podem ser aplicados em várias áreas do rosto e corpo, com múltiplas finalidades. Assim, o valor do procedimento pode variar muito. A indicação é que seja feita uma avaliação com um profissional qualificado, para avaliar cada caso e indicar quantos fios serão necessários para o melhor resultado.

Quer saber mais sobre o assunto? A Dra. Gianna fez um vídeo te explicando tudinho! Confira!

logomarca Clínica Dra. Gianna Zaffari Frey

Os principais procedimentos e novidades do universo da beleza são temas mensais de nossos artigos, visando informar, entreter e explicar as mais variadas dúvidas e técnicas estéticas.

Acompanhe nosso conteúdo exclusivo e fique à vontade para nos contar um pouco mais sobre os seus objetivos, assim como suas curiosidades! ?

Assine a Newsletter

Protocolos estéticos personalizados para você!

Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Topo