Blog

Novidades da Estética

Cuidados com a pele no outono

Uma mulher branca, com cabelos loiros e olhos azuis está no centro da imagem. Ela está deitada sobre folhas secas, olha para a frente e sorri. Ela veste uma blusa azul.

Com a chegada do outono, o ambiente ao nosso redor muda. Os dias são mais curtos, o clima é mais frio e as folhas das árvores ressecam. Mas quem pensa que a mudança acontece somente na paisagem, se engana. A pele passa por um processo semelhante, já que a umidade relativa do ar é menor nesta época do ano. E para mantê-la saudável, a rotina de cuidados deve se adaptar à estação, por isso trouxemos algumas informações importantes que vão ajudar você a manter sua pele sempre linda. Acompanhe o artigo!

Como o outono afeta a pele?

A pele reage de forma sensível às mudanças; sejam elas internas, como alterações hormonais e altos níveis de stress, ou externas, como as mudanças no clima e a poluição. Durante o verão, a pele produz mais óleo e hidratação, já no outono, acaba perdendo a sua umidade natural, podendo ressecar.

Essa alteração é uma resposta ao clima mais seco e frio, por isso, ao perceber essa oscilação, é necessário adaptar a rotina de cuidados e tratamentos dermatológicos para proteger a sua pele. Em geral, existem duas consequências mais recorrentes do outono na pele: o ressecamento e as alergias. Confira abaixo:

Ressecamento

Quanto mais frio, maior costuma ser a temperatura dos nossos banhos, não é mesmo? E quando a água quente entra em contato com a pele, pode afetar a sua barreira cutânea, propiciando a perda de hidratação. Esse mecanismo protege a cútis de agentes externos, como a proliferação de bactérias, infecções e desidratação.

Outro fator que pode levar ao ressecamento é a baixa umidade do ar, já que, em ambientes mais secos, a pele tende perder sua hidratação natural. Isso ocorre não apenas no rosto, mas também em regiões como cotovelos, joelhos, antebraços e pescoço. Para evitar a sensação de repuxamento e possíveis descamações, é preciso investir na hidratação, sem nunca esquecer do protetor solar.

Alergias de pele

O outono é potencialmente prejudicial àquelas pessoas que possuem algum tipo de alergia. Com o clima mais seco, elas podem apresentar sintomas mais graves que nas estações úmidas, atingindo também a pele. Os mais comuns são os pontos avermelhados e a coceira.

Quando o prurido é muito intenso, deve-se buscar o auxílio médico, evitando assim, possíveis lesões e infecções nas regiões afetadas. A automedicação e a utilização de cosméticos sem a supervisão de um profissional podem agravar ainda mais esses sintomas, por isso não são recomendadas.

Dicas de cuidados com a pele no outono

Agora que você já conhece alguns dos efeitos da estação na sua pele, pode estar se perguntando: “Como eu posso evitá-los?”. Pensando nisso, listamos alguns dos principais cuidados que você pode adotar nesse outono:

Hidratação

Ela é primordial durante todo o ano, mas nas estações mais frias requer ainda mais atenção. Uma rotina de hidratação deve ser adotada, respeitando os intervalos e tipos de produtos recomendados para cada tipo de pele. Esse cuidado dever ser aplicado em todo o corpo, não apenas no rosto. As áreas que requerem mais cuidados são aquelas que sofrem maior atrito, como as mãos, pés, joelhos e cotovelos.

Cuidados no banho

Um dos principais fatores que podem levar ao ressecamento e à perda de nutrientes são os banhos muito quentes. Quando a pele entra em contato com a água em altas temperaturas, sofre danos na sua barreira cutânea. Esse mecanismo atua como uma armadura, evitando o ressecamento e protegendo a pele de infecções. Quando ela não está em equilíbrio faz com que ocorra a desidratação e a cútis torne-se seca demais ou, até mesmo, oleosa.

Por mais controverso que pareça, em alguns casos, a pele passa a produzir óleo de forma exagerada quando percebe o ressecamento. Esse processo leva à dilatação dos poros e propicia o surgimento da acne.

Por isso, dê preferência a banhos não muito quentes, com duração máxima de 10 minutos. Outra recomendação é a escolha por sabonetes que possuam pH 7 ou menor, já que eles são considerados neutros. Produtos com pH próximo ao da pele (entre 5,4 e 5,6) são os mais indicados, pois não alteram a acidez cutânea natural. 

Rotina de cuidados com o rosto

O rosto costuma a ser a parte do corpo mais exposta nas estações frias, por isso necessita de cuidados especiais. Adote uma rotina de skin care adequada ao seu tipo de pele, sempre passando por processos como a esfoliação, limpeza e, especialmente, hidratação. Mesmo nas estações em que a incidência de sol é reduzida, se faz necessária a utilização de proteção solar, já que a maior parte da radiação ultrapassa a barreira das nuvens, prejudicando a pele exposta.

Faça procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos são essenciais para a manutenção da saúde e beleza da pele. Alguns tipos de tratamentos, como aqueles que utilizam laser, são mais recomendáveis no outono e inverno, pois a pele tratada não pode ser exposta ao sol durante um determinado período. Em todo caso, consulte o seu médico de confiança e faça uma avaliação para definir os melhores procedimentos para você.   

Além de todas essas dicas, preparamos um vídeo especial, onde a Dra. Gianna fala mais sobre quais cuidados a sua pele demanda no outono. Confira:

Dicas de Cuidados com a Pele no Outono | Dra. Gianna Zaffari Frey

logomarca Clínica Dra. Gianna Zaffari Frey

Os principais procedimentos e novidades do universo da beleza são temas mensais de nossos artigos, visando informar, entreter e explicar as mais variadas dúvidas e técnicas estéticas.

Acompanhe nosso conteúdo exclusivo e fique à vontade para nos contar um pouco mais sobre os seus objetivos, assim como suas curiosidades! ?

Assine a Newsletter

Protocolos estéticos personalizados para você!

Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Topo