Praia, piscina, banhos de sol… No verão, os dias são mais longos e a incidência de sol é maior, o que faz com que a pele, especialmente a do rosto, fique mais exposta aos raios ultravioletas. E quando não há a devida proteção dessa região, é possível que os efeitos da época mais quente do ano se estendam por meses. Neste artigo, você vai saber como prevenir as manchas de pele no verão e manter sua pele jovem e bonita. Confira!
As manchas são abrangentes e possuem diversos tipos, como sardas, melanoses, ceratoses, manchas senis, melasma, entre outras. E a exposição solar é apontada como a principal causa das manchas, pois, quando atingida pelos raios solares, nossa pele produz melanina, numa forma de proteção. Assim, facilita a desorganização das proteínas no organismo, o que, muitas vezes, acaba resultando em manchas pigmentadas.
Acne, alergias e outros tipos de doenças também podem propiciar o surgimento de manchas. E nesses casos, os procedimentos realizados na pele devem ser associados a tratamentos que corrijam a razão do distúrbio no organismo.
O Melasma é um tipo de mancha causada pela hiperpigmentação da pele, que ocorre, principalmente, por alterações hormonais durante a gravidez e pela exposição solar em excesso. Essas manchas se apresentam em forma de placas, têm coloração escura e surgem, mais comumente, na face, embora também possam ter ocorrência nos braços, pescoço e colo.
Em casos de melasma, a principal recomendação é optar por tratamentos que não agridam a pele e que ajam de forma mais leve e progressiva. Esse tipo de mancha é altamente sensível e, dependendo do procedimento aplicado, pode sofrer um efeito rebote. Nele, a pele clareia de forma inicial, mas pouco depois pode apresentar manchas ainda mais pigmentadas.
Um dos procedimentos mais indicados para suavizar essas marcas é o Laser Spectra™️ XT, a única plataforma do mundo com aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento do melasma. Esse laser possui velocidade ultrarrápida e proporciona resultados a curto prazo e seguros.
Contudo, cabe ressaltar que o melasma é considerado um problema crônico e nem sempre é 100% removível, por isso é necessário um tratamento regular e contínuo, e o uso de filtro solar diario é extremamente importante. Além disso, sempre consulte um médico para planejar o tratamento mais indicado para o seu caso!
Quem sofre com as manchas de pele sabe que, durante o inverno, elas parecem amenizar, mas no verão, muitas vezes, acabam piorando. Além disso, quem aproveitou as baixas temperaturas para fazer tratamentos com lasers e obteve um bom resultado, deve ter cuidado redobrado, a fim de evitar que as manchas voltem a se desenvolver.
Por isso, nesse período que antecede a época mais quente do ano, é fundamental buscar a orientação de um dermatologista para prevenir o surgimento ou o agravamento das manchas. Normalmente, são prescritos suplementos para que a sua pele fique menos reativa e pigmente menos no verão.
Em geral, o médico pode indicar alguns protetores solares com ação mais forte, que bloqueiam um pouco mais a luz visível e os raios ultravioletas, ou ainda, clareadores que podem ser usados, inclusive na praia, e alertar sobre os que não podem. Isso porque, existem inúmeros produtos que podem não apenas agravar as manchas, como também aumentar a sensibilidade e a pigmentação da pele. Então, é preciso estar atento!
Se você quer prevenir as manchas de pele, ou o agravamento destas durante o verão, entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação na Clínica. Assim, será possível identificar as características da sua pele, o tipo de mancha e a melhor opção de proteção ou tratamento para você. Afinal, a sua missão é curtir o verão, e a nossa é garantir que nada te atrapalhe.
Agende uma avaliação e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.
Copyright © 2024. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.